Marília

Veja dicas de especialista em gestão para aproveitar a Black Friday

Veja dicas de especialista em gestão para aproveitar a Black Friday

Planejamento. Esta é a primeira dica do especialista Gustavo Colombo, docente da área de gestão e negócios do Senac Marília, para consumidores que pretendem aproveitar ofertas durante a Black Friday, uma megacampanha de vendas com perfil internacional e muitas promessas de economia.

A campanha, que já envolve diferentes ofertas em empresas físicas e na internet, terá como ponto alto das vendas as promoções no dia 27, sexta-feira, data oficial do evento

“Uma das sugestões é tentar delimitar um número para ser gasto, por exemplo eu tenho um orçamento de mil reais e vou realizar as minhas compras com isso. Autoconhecimento também ajuda nesse processo- planejar a compra delimitando quanto poderá ser gasto é mais eficiente do que encher o carrinho como se não houvesse amanhã”.

Fazer uma lista de produtos e pensar na real necessidade da compra pode ajudar a evitar a tentação ou a impulsividade, avaliar a impacto do gasto também traz segurança.

Para consumidores que não conseguem se controlar ou não possuem um orçamento disponível, o docente recomenda mudar o foco e potencializar a energia em atividades prazerosas e que não envolvam gastos.
 

Colombo faz também alerta sobre risco de golpes com orientações como pesquisar a idoneidade da empresa, conferindo seus dados através de uma busca rápida .

“Os canais de vendas virtuais são obrigados a fornecer informações como razão social, endereço, telefone e CNPJ. Olhar para as qualidades da escrita também é um ponto importante, desconfie se o site apresenta erros de gramática ou frases sem concordância”, orienta.

Outros pontos de atenção são ler a política do site e a certificação digital e considerar a indicação de amigos, blogs e fóruns.  

Diferente das vendas realizadas pelas lojas físicas, em que se o produto estiver em perfeitas condições não há obrigatoriedade na troca, para as compras online, o consumidor tem um prazo de sete dias para fazer a devolução sem custo.

“E se a mercadoria apresentar defeitos, as lojas tem um prazo de 30 dias para realizar o conserto, caso esse prazo não seja respeitado o consumidor tem o direito de receber um novo item, ter o seu dinheiro de volta ou até mesmo receber um voucher ou desconto na compra de outro produto” ressalta Gustavo.