Marília - A companhia aérea Azul, única com operação comercial em Marília, movimentou mercado com plano de negócios que prevê deixar 13 cidades e cortar 50 rotas.
O plano, que integra Apresentação Institucional com dados de julho, não define, contudo, a lista das cidades. Informa, apenas, que serão pontos com linhas menos lucrativas.
O planejamento envolve, principalmente, adequação em meio ao processo de recuperação judicial que a empresa mantém nos EUA.
Informa, ainda, que pretende valorizar os hubs de operações – principais centros bases – em Campinas, Belo Horizonte e Recife -. A única rota de Marilia, com dois voos, está em Campinas, o que já ajuda a cidade.
Contudo, além do voo em Marília, a Azul em pelo menos quatro centros regionais em raio de 200km no Estado de São Paulo.
Oferece um voo em Bauru, um em Araçatuba, dois em Presidente Prudente e até quatro em São José do Rio Preto. E todos eles em direção ao aeroporto de Viracopos em Campinas.
Veja abaixo detalhes do plano.
– Menos voos
Saída de 13 cidades não lucrativas e eliminação de 53 rotas com margem 17 p.p. abaixo da média da Azul. Além disso, redução de destinos por cidade
– Serviços
Substituição de refeições por boxes para café da manhã e lanches, bem como aumento da verificação de cobranças de frigobar e loja de conveniência.
– Otimização de frota
Redução de mais de 35% no número de cascos na futura frota, o que levará, inclusive, à redução significativa de novos mercados
“Permite que a empresa se concentre na demanda de maior rentabilidade e na otimização da precificação.”
– Azul Viagens
Melhoria nas margens do negócio e, além disso, maiores rentabilidades no negócio de Cargas com expansão da malha internacional.
Redução nas vendas agressivas de pontos de fidelidade, promoções e descontos para agências de viagens/empresas
– Plano de evolução
Crescimento de 1,5% ano a ano em 2026 e 2027