Aviação

Veja plano de negócios da Azul para deixar 13 cidades e cortar 50 rotas

Veja plano de negócios da Azul para deixar 13 cidades e cortar 50 rotas

Marília - A companhia aérea Azul, única com operação comercial em Marília, movimentou mercado com plano de negócios que prevê deixar 13 cidades e cortar 50 rotas.

O plano, que integra Apresentação Institucional com dados de julho, não define, contudo, a lista das cidades. Informa, apenas, que serão pontos com linhas menos lucrativas.

O planejamento envolve, principalmente, adequação em meio ao processo de recuperação judicial que a empresa mantém nos EUA.

Informa, ainda, que pretende valorizar os hubs de operações – principais centros bases – em Campinas, Belo Horizonte e Recife -. A única rota de Marilia, com dois voos, está em Campinas, o que já ajuda a cidade.

Contudo, além do voo em Marília, a Azul em pelo menos quatro centros regionais em raio de 200km no Estado de São Paulo.

Oferece um voo em Bauru, um em Araçatuba, dois em Presidente Prudente e até quatro em São José do Rio Preto. E todos eles em direção ao aeroporto de Viracopos em Campinas.

Veja abaixo detalhes do plano.

Veja plano de negócios da Azul para deixar 13 cidades e cortar 50 rotas
– Menos voos

Saída de 13 cidades não lucrativas e eliminação de 53 rotas com margem 17 p.p. abaixo da média da Azul. Além disso, redução de destinos por cidade

– Serviços

Substituição de refeições por boxes para café da manhã e lanches, bem como aumento da verificação de cobranças de frigobar e loja de conveniência.

Veja plano de negócios da Azul para deixar 13 cidades e cortar 50 rotas
– Otimização de frota

Redução de mais de 35% no número de cascos na futura frota, o que levará, inclusive, à redução significativa de novos mercados

“Permite que a empresa se concentre na demanda de maior rentabilidade e na otimização da precificação.”

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– Azul Viagens

Melhoria nas margens do negócio e, além disso, maiores rentabilidades no negócio de Cargas com expansão da malha internacional.

Redução nas vendas agressivas de pontos de fidelidade, promoções e descontos para agências de viagens/empresas

– Plano de evolução

Crescimento de 1,5% ano a ano em 2026 e 2027