Marília

Veja ranking dos bancos campeões de reclamações

Veja ranking dos bancos campeões de reclamações Veja ranking dos bancos campeões de reclamações Veja ranking dos bancos campeões de reclamações Veja ranking dos bancos campeões de reclamações
Veja ranking dos bancos campeões de reclamações

O Itaú liderou o ranking de reclamações de clientes contra instituições financeiras em novembro, com índice de 10,22, de acordo com dados divulgados hoje (15) pelo Banco Central (BC). Em seguida vem o Bradesco, com índice de 8,39, e em terceiro a Caixa, com 7,89. Na relação estão as instituições financeiras com mais de 2 milhões de clientes. No total, foram 612 reclamações consideradas procedentes, ou seja, o BC verificou indício de descumprimento de lei ou regulamentação.

Para fazer o ranking, as reclamações são divididas pelo número de clientes da instituição financeira que originou a demanda e multiplicadas por 1 milhão. Assim, é gerado o índice, que representa o número de reclamações de cada instituição para cada grupo de 1 milhão de clientes.

Em dezembro, as irregularidades relativas à integridade, confiabilidade, segurança, ao sigilo ou legitimidade das operações e serviços relacionados a cartões de crédito (294) foram o principal motivo de reclamação. Em segundo lugar ficou a cobrança irregular de tarifa por serviços não contratados (280) e em terceiro, o débito em conta de depósito não autorizado pelo cliente (255).

Em nota, o Itaú respondeu que em 2015 foi incorporado o atendimento de novos negócios e isso gerou um aumento natural no número consolidado de reclamações. “De qualquer forma, todas as manifestações de nossos clientes são objeto de nossa melhor atenção e representam oportunidades. Continuaremos trabalhando para aprimorar os serviços e para aumentar a satisfação dos clientes”, disse o banco. 

Procurados, o Bradesco e a Caixa ainda não se pronunciaram sobre o ranking.