Marília

Vereador condena filas em prova de vida nos bancos; prevê comissão na Câmara

Vereador condena filas em prova de vida nos bancos; prevê comissão na Câmara

A exposição de idosos em filas durante as chamadas visitas de prova de vida em bancos pode provocar uma comissão especial de acompanhamento na Câmara de Marília.

O caso foi apresentado na última sessão em manifestação do vereador Luiz Eduardo Nardi, reeleito para novo mandato em 2021, que defendeu a criação de comissões especiais de acompanhamento de situações públicas como essa.

“A pessoa pode ser recém aposentada, aposentada há mais tempo, uma pessoa em tratamento médico que trouxe prejuízo em sua saúde, um cadeirante. Em um período de exposição, sob efeito de uma pandemia, é inadmissível”, disse o vereador.

Nardi afirmou que é compreensível a preocupação da Previdência e dos bancos com fraudes, mas disse que um caso de polícia não pode ser transformado em uma situação de risco e constrangimento para os aposentados.

“Entendemos que é uma situação no mínimo degradante. Ao longo de sua vida prestaram serviços e não podem ser de certa forma penalizados com uma desumanidade dessa.

O vereador afirmou ainda que por ser uma exigência da Previdência Social a Câmara da cidade não teria poderes de alterar o sistema, mas que o Legislativo pode atuar no acompanhamento das condições de atendimento na cidade.

“Adianto que vou propor algumas comissões, não permanentes, mas especiais, para acompanhar estes e outros eventos em que se praticam barbaridades como estas que estamos vendo”, afirmou.