O jornalista Ricardo Ribeiro, nascido em Marília e radicado em Portugal, iniciou nesta quarta-feira uma viagem de quase 9.000km com um grupo de voluntários que vai até a fronteira da Ucrânia para levar mantimentos, remédios, outras formas de suporte e resgatar famílias.
O grupo é todo formado por aproximadamente 50 pessoas e mobiliza veículos de diferentes regiões de Portugal. O jornalista saiu em uma caravana de Lisboa com cinco veículos – vans e micro-ônibus – que levam a equipe e diversos produtos para doação, além da estrutura para resgates.
Em uma transmissão ao vivo na página Portugal Online, que mantém com a esposa – a também jornalista Claudia David Ribeiro -, Ricardo apresentou alguns detalhes da viagem e informações que impressionam (assista no final do texto),
Uma delas é o envolvimento de um casal – Antonio e Sonia – que viaja com carro particular, leva doações e pretende retornar com uma mãe e dois filhos. Homens estão convocados para atuar na defesa da Ucrânia e não podem deixar o país.
“Ação espetacular, são todos voluntários, todos pagam suas despesas do bolso, superaram dificuldades até para conseguir veículos, muitas locadoras não queriam alugar os veículos porque em alguns países o seguro não é aceito”, explica o jornalista.
Serão doados remédios, água, fraldas, brinquedos para crianças, roupas, alimentos e mais. O objetivo é atender mulheres e filhos que chegam às fronteiras com Polônia ou Romênia para fugir do conflito da Rússia com a Ucrânia.
A equipe deve chegar à fronteira entre a noite de quintal e a manhã da sexta-feira. Prevê fazer o menor número possível de paradas, motoristas vão se revezar nos veículos e todos levam kits de alimentação e água para evitar paralisações.
Veja abaixo vídeo divulgado pelo jornalista na saída da viagem