Os executivos Paulo Franco, Managing Director da DAJ Consultoria de Marketing & Pesquisa de Mercado, e Javir Gonzalez, director Aviation Planning da IOS Partners, estiveram em Marília para uma avaliação sobre o aeroporto e as possibilidades de modernização do espaço, que deve ser privatizado.
Técnicos das empresas nalisaram itens como estrutura física, sistemas, procedimentos da pista de pouso e decolagem e segurança em vistoria contratada pelo Daesp (Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo).
Segundo o Departamento, a inspeção é uma das cinco etapas do processo que deve durar de três a quatro meses. Também serão analisadas questões como projeção de demanda, estudos técnicos, ambientais e econômicos. O Diretor Técnico Hélcio Bergamo de Matos representou o Diretor Superintendente do DAESP Antonio Claret.
Só depois dessas etapas é que será definida a forma de desestatização – as opções são privatização, concessão e parceria público-privada. Marília pode ser incluída no pacote de privatização de outros aeroportos, como o de Araçatuba, com maior movimento.
No Centro-Oeste Paulista, também devem passar por esse processo os terminais de Assis, Bauru e São Manuel.
O aeroporto estadual de Marília fica localizado na avenida Brigadeiro Eduardo Gomes, na zona Leste de Marília e fica distante três quilômetros do Centro.
A pista tem 1,7 mil metros de comprimento por 35 de largura e a companhia aérea que opera no local atualmente é somente a Azul Linhas Aéreas. Outras atividades comerciais, segundo o Daesp, são o aeroclube e hangares de empresas particulares.