Nacional

85 deputados mudaram de raça em autodeclaração depois das eleições

85 deputados mudaram de raça em autodeclaração depois das eleições


source

Ao menos 85 deputados ‘mudaram’ de raça por meio do sistema de autodeclaração em 2018 após a eleição. As informações dadas à Câmara dos Deputados também foram alteradas. A maioria dos parlamentares cuja raça foi alterada entre os dois levantamentos passou de pardo para branco, com 43 deputados. 29 fizeram o caminho contrário. As informações são da coluna do jornalista Lauro Jardim, do jornal ‘O Globo’.

Dente alguns nomes, 3 deputados se declararam pretos ao TSE e brancos ao Parlamento: José Airton Cirilo (PT-CE), Leonardo Monteiro (PT-MG) e Hélio Costa (Republicanos-SC).

À coluna, o parlamentar José Airton Cirilo (PT-CE) disse que não se considera “nem um nem outro” e jogou a culpa em sua assessoria pela mudança.

Com as trocas, a Câmara dos Deputados passou a ter também 2 indígenas, além de Joenia Wapichana (Rede-RR). Paulo Guedes (PT-MG) e Coronel Chrisóstomo (PSL-RO), que haviam se declarado pardos ao TSE, disseram que são indígenas após as eleições.

Fica a critério dos parlamentares informar ou não a raça à Câmara. Dos 578 deputados que passaram por ali nesta legislatura, 109 não o fizeram.