Agentes penitenciários fizeram nesta sexta-feira um protesto em Álvaro de Carvalho para pedir a inauguração de um Centro de Detenção Provisória que já estaria pronto. Com a entrega, pedem que no Estado promova transferências de servidores que vivem na região e trabalham em São Paulo.
Segundo um dos servidores ouvido pelo Giro, não é um protesto político contra o governo, mas um pedido para atender casos de transferências que se arrastam e uma inauguração atrasada.
Os manifestantes disseram que a direção do presídio já foi nomeada, equipamentos comprados e a fase de obras encerrada há quase dois anos.
A manifestação trouxe para a região um dirigente do Sifuspesp (Sindicado dos Funcionários do Sistema Prisional do Estado de São Paulo) em apoio aos trabalhadores.
“Eu trabalho em São Paulo. Venho para Marília duas vezes por mês. São viagens que se tornaram mais perigosas com a epidemia. Assim como eu são diversos agentes na fila de transferência fazendo a viagem entre cidades, já houve três contaminados”, diz o agente.
De acordo com os manifestantes, uma lista de transferência estaria pronta há meses aguardando as nomeações. Haveria ainda uma segunda lista regional.
“A gente recebeu a informação de que a lista regional já começou a ser movimentada. Não estamos pedindo privilégios, pedimos que siga a lista, queremos trabalhar com mais segurança, perto da família”, disse o agente.
O grupo divulgou um vídeo na manifestação, veja abaixo
[movie_id#802]