Nacional

"Alimenta crise com Exército", diz Mourão sobre demissão de general

“Alimenta crise com Exército”, diz Mourão sobre demissão de general “Alimenta crise com Exército”, diz Mourão sobre demissão de general “Alimenta crise com Exército”, diz Mourão sobre demissão de general “Alimenta crise com Exército”, diz Mourão sobre demissão de general
"Alimenta crise com Exército", diz Mourão sobre demissão de general


O ex-vice-presidente da República e senador eleito Hamilton Mourão (Republicanos-RS) afirmou que o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) quer “alimentar a crise com as Forças Armadas e em particular com o Exército” ao demitir o comandante da tropa. A declaração foi dada à Folha de S. Paulo.

Lula demitiu o comandante do Exército , general Júlio Cesar de Arruda após uma reunião, no Palácio do Planalto, que teve a presença do presidente; do ministro da Defesa, José Múcio Monteiro; e dos comandantes da Marinha, almirante Marcos Sampaio Olsen, e da Aeronáutica, brigadeiro Marcelo Kanitz Damasceno.

A reunião ocorreu na última sexta-feira (20), e foi a primeira do presidente com os comandantes das Forças Armadas após o chefe do Executivo defender punição para militares envolvidos nos atos golpistas de 8 de janeiro. A demissão de Arruda foi informada neste sábado (20).  Ele será substituído pelo atual comandante militar do Sudeste, o general Tomás Miguel Ribeiro Paiva.

“Se o motivo foi tentativa de pedir a cabeça de algum militar, sem que houvesse investigação, mostra que o governo realmente quer alimentar uma crise com as Forças e em particular com o Exército. Isso aí é péssimo para o país”, disse Mourão à Folha.

Nesta semana, o novo chefe da Força fez um discurso incisivo de defesa da institucionalidade, em que pediu o respeito ao resultado das eleições e afirmou que o Exército é uma instituição apolítica e apartidária.


Entre no canal do Último Segundo no Telegram  e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o  perfil geral do Portal iG.

Fonte: IG Nacional