Para o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) só não sofreu um impeachment até o momento por conta do Orçamento Secreto. O orçamento em questão prevê a criação das emendas de relator, que distribuem bilhões aos parlamentares sem que seja possível rastrear como, quando e onde o recurso foi empenhado.
“Enquanto a Dilma [Rousseff, ex-presidente] tinha um processo e eles colocaram pra votar, o Bolsonaro tem mais de 160 pedidos de impeachment e nenhum foi votado. E por que não foi votado? Porque a Comissão de Orçamento da Câmara criou um orçamento paralelo para distribuir para deputados”, avaliou o político ao discursar na faculdade de ciência política Sciences Po, em Paris, na França.
“Eu não sei se são R$ 20 milhões ou R$ 16 bilhões que são distribuídos para os deputados votarem naquilo que o presidente quer e, com uma quantia dessa, ninguém vai votar impeachment contra presidente da República. Somente quem vai poder dar impeachment é o povo brasileiro, dizendo: ‘Chega! Esse país merece gente melhor'”, acrescentou o petista.
Nesse momento, Lula foi aplaudido pela plateia do evento. Ao longo do discurso, ele pontuou que o governo Bolsonaro promove um desmonte em diversas áreas, persegue cientistas, artistas e pesquisadores e incentiva a destruição da floresta.