Nacional

Bolsonaro quer que STF entenda pedidos da CPI da Pandemia como 'ilegais'

Bolsonaro quer que STF entenda pedidos da CPI da Pandemia como 'ilegais'


source


Alvo da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Pandemia, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) entrou com um mandado de segurança contra atos do colegiado no Supremo Tribunal Federal (STF). Horas antes de aprovar o relatório final , nesta terça-feira (26), os membros da CPI aprovaram o p edido de transferência do sigilo telemático de Bolsonaro a partir de abril de 2020.

Segundo a CNN Brasil, por meio da Advocacia-Geral da União (AGU), o presidente pede que a Corte entenda o requerimento como “ilegal” e “arbitrário”. Do mesmo modo, a AGU quer que o STF reconheça como ilegal o pedido de suspensão das contas de Bolsonaro nas redes sociais.


Tudo isso foi solicitado pela CPI, que encerrou seis meses de investigações em torno das ações e omissões do governo federal no combate à pandemia. Bolsonaro foi implicado por nove crimes: epidemia com resultado de morte; infração a medidas sanitárias preventivas; emprego irregular de verba pública; incitação ao crime; falsificação de documentos particulares; charlatanismo; prevaricação; crime contra a humanidade; e crime de responsabilidade.