Começa nesta quarta-feira a Campanha da Fraternidade 2025 que foca em ecologia e tem apoio em mensagem do Papa Francisco para atividade da Igreja Católica em todo o país.
A iniciativa da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) usa lema bíblico extraído de Genesis 1, 31: “Deus viu que tudo era muito bom”.
Que todos nós possamos, com o especial auxílio da graça de Deus neste tempo jubilar, mudar nossas convicções e práticas para deixar que a natureza descanse das nossas explorações gananciosas.
Papa Francisco
A atividade tem como inspiração a Carta Encíclica Laudato Si’ do Papa Francisco, que em 2025 completa dez anos.
Segundo a CNBB, o objetivo é “um processo de conversão integral, ouvindo o grito dos pobres e da Terra”.
Em mensagem que a CNBB divulgou, o Papa Francisco felicita a escolha e atividade com o tema. A carta é de 11 de fevereiro.
“Quis chamar a atenção de toda a humanidade para a urgência de uma necessária mudança de atitude em nossas relações com o meio ambiente. Recordando que a atual «crise ecológica é um apelo a uma profunda conversão interior”, disse o Papa.
Desde 1964 a campanha é uma forma de a Igreja Católica no Brasil celebrar o Tempo da Quaresma – os 40 dias em preparação para a Páscoa -.
O ponto alto da Campanha é a Coleta da Solidariedade, realizada em todas as comunidades do Brasil no Domingo de Ramos.
Neste ano, nos dias 12 e 13 de abril. Os recursos financiam projetos sociais em todo o país.
Confira a mensagem na íntegra abaixo. Para baixar o arquivo, clique aqui.