
Um grupo de 70 agentes de combate de endemias e agentes comunitários de saúde de Garça vão receber dois dias de orientação para melhorar comunicação com os moradores, ampliar impacto das ações de prevenção e os procedimentos de controle de doenças.
O programa é desenvolvido Secretaria de Saúde, Sociedade Beneficente Caminho de Damasco e a Direção Regional de Saúde de Marília.
Envolve debate sobre a atuação em campo, compartilhar formas efetivas sobre a forma mais eficaz de transmitir as informações para a população sobre o controle de mosquitos, escorpiões e demais endemias, além de solucionar eventuais dúvidas sobres os procedimentos que possam ainda existir.
Segundo a secretária de Saúde, Deyse Regina Serapião Grejo, a forma de atuação dos agentes junto a população é de vital importância para o combate de mosquitos e a prevenção e acidentes com escorpiões.
Deyse também pontuou que os agentes ainda têm encontrado resistência de alguns munícipes na hora de se vistoriar as casas e solicita que todos possam abrir a porta e deixar o agente entrar, pois a visita dura poucos minutos, mas fará grande diferença para a região atendida.
Dentre as informações apresentadas no primeiro dia, está a importância do uso dos equipamentos de proteção individual na aplicação e manipulação dos venenos, os tipos existentes e o procedimento a serem adotados.
Os agentes são orientados sobre como falar com a população atendida sobre a importância de se verificar o interior das casas e os quintais na procura de larvas e para evitar a procriação do mosquito, além de informações sobre escorpiões e outros tipos de endemias.