Nacional

Chefes das Forças Armadas se reúnem para avaliar cenário após troca de ministros

Chefes das Forças Armadas se reúnem para avaliar cenário após troca de ministros


source

Os comandantes das Forças Armadas Edson Pujol (Exército), Ilques Barbosa Junior (Marinha) e Antonio Carlos Moretti Bermudez (Aeronáutica) se reuniram na noite da segunda-feira (29) para “avaliar o cenário atual”, após a demissão do ministro Fernando Azevedo e Silva da pasta da Defesa. A informação é da colunista Carla Araújo, do portal UOL .

Durante o encontro, os três fecharam acordo para fazer uma nova reunião nesta terça-feira (30) com a presença de Azevedo e do novo ministro da Defesa, general Walter Braga Netto .

Antes de eles se encontrarem hoje, existia a possibilidade de uma renúncia coletiva de seus respectivos cargos. Essa hipótese, porém, é descartada e considerada “pouco provável” por generais nos bastidores.

Nesta noite, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) confirmou a saída de Azevedo e a escolha de Braga Netto para comandar a Defesa.

A avaliação agora é que a chegada de Braga Netto ao ministério da Defesa poderia diminui a vontade de Bolsonaro de pedir a saída de Pujol do comando do Exército.

Caso Braga Netto não consiga manter Pujol no cargo, militares dizem que a reação do Alto Comando não seria boa e poderia dificultar a relação do novo titular da Defesa com as Forças Armadas.

Braga Netto e Pujol são próximos e possuem uma boa relação. Ambos são da mesma cavalaria e Braga Netto foi chefe de Estado-Maior do Exército, com Pujol no comando.