China investiga importação de carne e procedimento inclui o Brasil

China investiga importação de carnes e inclui o Brasil
China investiga importação de carnes e procedimento inclui o Brasil

A China investiga importação de carne bovina pelo país no período de 2019 ao primeiro semestre de 2024 e inclui o produtos do Brasil.

A apuração para fins de aplicação de salvaguardas, termo técnico que envolve a proteção de setores estratégicos, foi anunciada nessa sexta-feira (28).

A investigação deverá durar oito meses e será feita a pedido de produtores chineses, sob a alegação de que o aumento das importações teria causado danos à produção local.

Em nota, o governo brasileiro informou que, em princípio, os chineses não adotaram qualquer medida preliminar. Permanece a tarifa vigente de 12% que a China aplica sobre as importações de carne bovina.

A China é o principal destino das exportações brasileiras de carne bovina. Em 2024, foram exportados mais de 1 milhão de toneladas para o país asiático. Houve aumento de 12,7% em relação a 2023.

O governo brasileiro diz que, em conjunto com os exportadores nacionais, buscará demonstrar que a carne brasileira exportada não causa “qualquer prejuízo” à indústria chinesa.

“O governo brasileiro reafirma seu compromisso em defender os interesses do agronegócio brasileiro. Respeita as decisões soberanas do nosso principal parceiro comercial”, diz a nota oficial., Assinam os ministérios da Agricultura e Pecuária, do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços e das Relações Exteriores do Brasil.