
Levantamento divulgado nesta sexta-feira pela CPFL Energia mostra que em 2023 o número de acidentes com rede elétrica relacionados a serviços de reformas ou obras subiu 17%.
Foram 55 casos no ano passado contra 47 do ano anterior. Nos dois anos juntos, os acidentes provocaram 24 mortes de trabalhadores por contato com a rede.
“A falta de atenção no manuseio dos equipamentos próximos à fiação pode provocar acidentes como quedas, queimaduras e choques elétricos. Em casos mais graves, a descarga pode ser fatal”, alerta Marcos Victor Lopes, gerente de Saúde e Segurança Trabalho do Grupo CPFL Energia.
A empresa divulgou uma lista de orientações de segurança para quem vai construir ou reformar:
– Planeje sempre suas atividades, utilize sempre equipamentos de segurança e mantenha uma distância segura de toda a rede de energia elétrica.
– Ao manusear barras de ferro, réguas de alumínio ou outros materiais metálicos, mantenha-os longe da rede elétrica.
– Cuidado ao manobrar caminhões com betoneiras, caçambas ou guindastes. A aproximação com a rede elétrica pode causar um choque fatal.
– Preste muita atenção na posição dos andaimes para que eles não esbarrem nos fios elétricos. Quando subir, você também não deve se aproximar dos fios de energia elétrica.
– Tenha cuidado ao usar o cabo extensor, e outros equipamentos com partes metálicas, durante a pintura. Um simples toque ou aproximação da rede elétrica é choque na certa.
– Ao limpar fachadas, cuidado para não encostar qualquer instrumento metálico na rede elétrica.
Confira essas e outras dicas em: https://guardiaodavida.com.br/.