
O governador João Doria anunciou em coletiva de imprensa nesta quarta-feira que todas as empresas autorizadas a funcionar no Estado de São Paulo deverão afixar em local visível placas com orientação sobre a exigência de máscaras, com informações sobre a regulamentação da medida.
Doria apresentou modelo da placa, que será distribuído em, alguns estabelecimentos e pode ser baixado pela internet. O material inclui a identificação da linha 0800-771-3541 para denúncias sobre a falta da medida.
Segundo a diretora técnica da Secretaria Estadual da Saúde, Cristina Megid, haverá ainda distribuição de panfletos com orientações sobre os benefícios da máscara e orientações sobre a forma correta de usar a proteção.
São informações como dica para limpeza de máscras de pano – deixar de molho por 30 minutos em água potável (500 ml) e água sanitária (10 ml) e depois disso, lave-a com água e sabão, usar quando estiver completamente seca – e outras.
O decreto que estabelece novas multas para situações de pessoas flagradas sem máscaras entrou em vigor nesta quarta-feira. Cristina Megid disse na coletiva de imprensa que a partir desta quinta-feira a fiscalização será intensa.
Empresas serão multadas em R$ 5.025 por pessoas flagradas sem máscara dentro dos espaços. Pessoas físicas que estejam em prédios públicos sem máscara – incluindo praças e parques, entre outros – podem ser multadas em R$ 524,00.