Nacional

Estado promete fiscalizar comércio após onda de denúncias no litoral

Estado promete fiscalizar comércio após onda de denúncias no litoral

A Polícia Civil e Procon de São Paulo anunciaram nesta quinta-feira operação de fiscalização sobre comércio de cidades do litoral norte atingidas por temporais, deslizamentos e inundações. Moradores relatam cobranças extorsivas por produtos como água.

“Nos locais onde forem identificados preços abusivos, os policiais e os técnicos do Procon vão avaliar se tratasse de uma medida administrativa passível de multa ou um crime previsto no Código de Defesa do Consumidor”, diz o comunicado. 

Nestes casos, além das providências administrativas, serão adotadas as medidas de ordem criminal, para encaminhamento à Justiça

Até a manhã desta quinta-feira, 49 óbitos foram confirmados, das quais 48 em São Sebastião e um em Ubatuba. Foram identificadas 38 das vítimas, liberadas para o sepultamento. São 13 homens adultos, 12 mulheres adultas e 13 crianças.

O estado aponta ainda 1.730 desalojados e 1.799 desabrigados em todo Estado. O Hospital Regional do Litoral Norte fez 26 atendimentos (20 adultos e seis crianças) e 17 permanecem internados com estado de saúde estável. 

O Fundo Social de São Paulo já arrecadou mais de R$ 660 mil em recursos para a aquisição de cestas básicas e cobertores para as vítimas das chuvas no litoral norte. 

De acordo com os meteorologistas, no período entre quinta-feira (23) e sábado (25), os dias serão marcados pela presença de sol entre algumas nuvens, o que contribuirá para garantir a sensação de calor e abafado sobre a região do Litoral Norte.

Essa condição, aliada a umidade proveniente do oceano e da Amazônia, criará condições meteorológicas para chuvas de intensidade moderada à forte, acompanhadas por raios, ventos e pontual queda de granizo.