Um projeto da Etec Agrícola de Garça para produção de vela aromática, repelente e sustentável foi classificado como finalista da Feira Tecnológica do Centro Paula Souza.
A pesquisa foi desenvolvida por estudantes do ensino médio com orientação da promessa Jamile priscila Sacca para uma proposta de ‘ecovela’, 100% ecológica.
É feita com óleo vegetal saturado (óleo usado) através de um a processo de reciclagem, o que reduz impacto do descarta inadequado deste material.
A vela usa ainda cera de abelhas – forma de substituir parafina, que é um derivado do petróleo – corante natural a base de urucum (Bixa orellana) e óleo aromático de citronela (Cymbopogon winterianus), com ação repelente. O resultado é um produto eficaz contra insetos incluindo mosquitos como o da dengue.
“O processo de fabricação da vela aromática é simples, tornando-se uma alternativa de renda a famílias em vulnerabilidade devido aos baixos custos e facilidade de produção e alto valor agregado”, diz um comunicado da escola.
O produto final é biodegradável, livre de derivado de petróleo, com ação repelente e com grande apelo comercial.
A Etec Dep. Paulo Ornellas Carvalho de Barros, integrada ao Centro Paula Souza em 1994, oferece cursos técnicos nas áreas de Agroindústria, Agronegócio, Cafeicultura, Gastronomia e Química.
Tem ainda turmas de ensino médio com ênfase em Ciências da Natureza e suas Tecnologias e ensino médio integrado ao técnico em período integral (M-Tec-PI) nas áreas de Administração e Agropecuária.
A Feira recebe projetos desenvolvidos por alunos do Centro Paula Souza e outras instituições participantes com características inovadoras, de transformação social, aplicação de tecnologia e criatividade. Será promovida nos dias 19, 20, 21 e 22 de agosto.
Um vídeo sobre a produção da vela foi apresnetado e auxiliou a seleção da escola para a final. Assista abaixo.