Nacional

Fundação Nishimura leva novo método para escolas públicas de cidade no MS

Fundação Nishimura leva novo método para escolas públicas de cidade no MS

A Fundação Shunji Nishimura de Tecnologia, de Pompéia, assinou um convênio para apoiar a inovação na rede municipal de ensino de Maracaju (MS) em projeto pioneiro para primeira experiência do modelo em rede pública de ensino.

O modelo usa abordagem diferenciada para trabalhar com os alunos desde o ensino fundamental como perspectiva para transformar a educação e o futuro das crianças. O aluno é protagonista do processo de aprendizagem

Elvis Fusco, superintendente executivo da Fundação Shunji Nishimura, disse que a metodologia muda a relação entre professor e aluno, promove liberação da autonomia e inovação do aprendiz, além do domínio do conteúdo.

Jorge Nishimura, membro do conselho curador da FSNT, destacou satisfação e emoção por implantar essa filosofia educacional na primeira cidade do país a adotar a metodologia e modelo de Aprendizagem Profunda, do original em inglês Profound Learning, um modelo capacitador de educação que vai além de tradicional método baseado no controle e comando.

Criado por Tom Rudmik, um educador canadense, esse modelo permite que os estudantes assumam o controle e a responsabilidade pelo seu próprio aprendizado, aumentando a motivação e a efetividade da aprendizagem. 

A iniciativa foi do Sindicato Rural de Maracaju, através da diretora do Núcleo de Mulheres, Ana Nery Terra Souza.O presidente do Sindicato, Fabio Olegário Caminha, enfatizou que a assinatura do convênio reafirma o compromisso da instituição em contribuir para o desenvolvimento da comunidade. 

A assinatura do convênio – que acompanhou a 52ª Expomara e os 99 anos da cidade, teve a presença do governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, além do prefeito de Maracaju, Marcos Calderan.

Participaram ainda da assinatura a superintendente executiva do Colégio Shunji Nishimura, Ariane Nishimura Kunihiro e demais autoridades, entre vereadores, secretários municipais e estaduais, professores e diretores de escolas do município.