
A Secretaria da Saúde de Garça desenvolveu um programa de visitas a empresas da cidade para divulgar informações, orientações e acompanhar modelos de controle de reprodução do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, febre amarela e chikungunya, entre outras.
A atividade acompanha a proposta da Semana Estadual de Mobilização Social contra o mosquito e busca mostrar para a população que a luta contra o mosquito é uma responsabilidade compartilhada entre poder público e os moradores em geral.
Além dos roteiros definidos pela Saúde, empresas que não receberam as visitas podem entrar em contato diretamente com a Secretaria de Saúde e solicitar a equipe para treinamento. O contrato é feito pelo telefone 3471-4959.
Entre os dias 21 e 25, as medidas de porevenção envolveram intensificação divulgação nas mídias e redes sociais; visitas nos imóveis desabitados (abertura dos imóveis – casas que estão sob responsabilidade das imobiliárias); orientação em unidades de saúde; visitas casa a casa em bairros e até uma operação de arrastão no bairro Aracelli.
A dengue é uma doença que pode levar ao óbito e para combatê-la a responsabilidade é compartilhada entre o poder público e a população, confira o que você pode fazer para evitar que os mosquitos se reproduzam na sua casa ou trabalho:
Manter bem tampadas caixas de água; lavar ao menos duas vezes por semana com água e sabão os tanques, potes de animais e demais recipientes utilizados para armazenar água que necessitem ficar expostos; remover semanalmente galhos e folhas que estiverem em calhas; e não deixar água acumulada sobre a laje;
Também é indicado encher pratinhos de vasos com areia até a borda ou lavá-los duas vezes por semana com água e sabão. Troque água dos vasos e plantas aquáticas uma vez por semana, tomando o cuidado de passar as mãos nas raízes para limpá-las;