
A Justiça de Caraguatatuba atendeu pedido da Procuradoria Geral do Estado de São Paulo e o Município de São Sebastião e concedeu liminar para que as famílias que ainda vivem nas áreas de risco possam ser removidas para abrigos.
Segundo o governador Tarcísio de Freitas, a ação foi sugerida para que a Justiça permita “em último caso, a remoção contra a vontade das pessoas”.
“Obrigar é muito complicado, então, vamos vir com assistência social tentando convencer a pessoa a sair. Ontem, na Barra do Sahy uma senhora me pediu ajuda porque o pai não queria sair da casa, que está com muito risco de cair. Estamos lá tentando convencer o pai a sair”, explicou o governador de São Paulo.
Até o momento, 48 óbitos foram confirmados, sendo 47 em São Sebastião e um em Ubatuba. Equipes do município de São Sebastião com psicólogas e assistentes sociais fazem um trabalho de acolhimento dos familiares das vítimas.
Foram identificadas 26 vítimas, já liberadas para o sepultamento. São 10 homens adultos, nove mulheres adultas e sete crianças. A prioridade segue no socorro às vítimas e no fornecimento aos mais de 1.730 desalojados e 766 desabrigados em todo Estado.
O Departamento de Estradas de Rodagem (DER) liberou parcialmente o tráfego em diversos pontos que antes estavam totalmente obstruídos na Rodovia Rio-Santos (SP-055), no trecho entre São Sebastião e Ubatuba