Nacional

Massa polar traz previsão de frio intenso em São Paulo; neve no Sul

Massa polar traz previsão de frio intenso em São Paulo; neve no Sul

Uma massa de ar frio de origem polar avança sobre América do Sul no final dessa semana.  A expectativa é que essa onda de frio seja a mais forte de 2020, segundo o portal Climatempo. Temperaturas abaixo de 0°C devem ocorrer nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, sul de Minas Gerais e nas áreas de grande altitude do sul do Rio de Janeiro, como parque nacional do Itatiaia.

Além do Brasil,  essa intensa massa de ar frio polar vai causar temperaturas muito baixas na Argentina,  Chile,  Uruguai,  Paraguai,  Bolívia  e em algumas áreas do Peru.

Segundo a MetSul, plataforma de clima com sede no Rio Grande do Sul e atuação internacional, será um episódio curto de frio, mas intenso e potencialmente histórico.

“E o que poderá fazer do evento de ar gelado histórico não serão mínimas excepcionalmente baixas ou geada intensa generalizada, como costuma ser a regra, afinal haverá nuvens, instabilidade e vento para impedir. O que traz a possibilidade de ser um evento marcante, a se confirmar, é a chance de neve em maior número de locais e com maior intensidade.”

Todos os anos ocorre pelo menos uma onda de frio muito forte na América do Sul, mas esta massa polar será especialmente forte e abrangente para agosto. O frio será extremo nos estados da Região a longo desta semana, mas entre os dias 20, quinta-feira, e 23 de agosto, domingo, esfria muito na maioria das áreas do Sudeste e do Centro-Oeste, além do sul/sudoeste da Região Norte.

No Brasil, a influência desta onda de frio muito forte será sentida com diferentes graduações nos estados do Sul, do Sudeste, do Centro-Oeste, Rondônia, Acre, sul do Amazonas. O vento frio desta enorme massa polar deve ser suavizar o calor até no extremo sul do Pará e do Tocantins. Algum efeito deve ser sentido também em parte da Bahia.

A maior chance de ocorrência de neve envolve o Planalto Sul Catarinense,  Planalto Norte de Santa Catarina e Planalto de Palmas no Paraná, além dos Aparados da Serra e a Serra do Nordeste do Rio Grande do Sul.