São Paulo - Pesquisadoras da Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF) da USP desenvolveram um nova formulação anti-inflamatória para o tratamento de cães idosos com osteoartrite.
A doença crônica afeta a mobilidade e a qualidade de vida de animais idosos e exige cada vez mais atenção de tutores.
A inovação utiliza nanocristais de firocoxibe, princípio ativo já em uso veterinária, passou por testes com cães da raça beagle e dobrou a concentração do firocoxibe no sangue. Assim, indica maior eficácia eresposta mais rápida à dor e desconforto.
A Agência USP, inclusive, já apresentou pedido de patente no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi).
Uma das vantagens desse potencial tratamento é a forma de apresentação. A formulação líquida é mais fácil para administração em pets.
Além disso, os comprimidos mastigáveis disponíveis no mercado apresentam baixa solubilidade em água, o que limita sua absorção e biodisponibilidade (quantidade que é efetivamente aproveitada para efeitos terapêuticos) no organismo.
Em entrevista ao Jornal da USP, a autora da pesquisa diz que a nanotecnologia possibilita a produção de nanopartículas e princípios ativos. Isso permite modificar as propriedades físicas e químicas das substâncias e contrilke de características dos medicamentos.
Macedo conta que a ideia para o desenvolvimento da fórmula surgiu de uma demanda do mercado veterinário por uma versão líquida do firocoxibe.
Até então disponível como comprimidos mastigáveis. Ela explicou que os remédios líquidos facilitam sua administração, já que as doses podem ter ajuste de acordo com o peso do animal.