
A partir desta quarta-feira entra em vigor o decreto do governo de São Paulo que estabelece novas multas para falta de máscaras em pontos comerciais e áreas públicas de todo o Estado.
O decreto prevê multa de R$ 5.000 por pessoa flagrada sem máscaras dentro de empresas autorizadas a funcionar. As multas nestes casos serão aplicadas contra as empresas que devem fiscalizar e coibir entrada de pessoas sem o equipamento de proteção.
A legislação prevê ainda multa de R$ 500 para pessoas flagradas sem máscaras em locais públicos, como praças, parques, prédios públicos, pistas de caminhada e outros.
Nos dois casos as multas serão aplicadas por fiscais do serviço de Vigilância Sanitária. Caso as pessoas físicas recusem entregar documentos, os fiscais podem pedir auxílio da polícia.
Segundo o governo, nesta quarta a fiscalização será apenas de orientação e motivação, sem multas, que seriam aplicadas apenas a partir desta quinta.
IDOSOS ARAÇATUBA
O governo divulgou um vídeo gravado em Araçatuba em que policiais orientam idosos, doam equipamentos e ajudam os moradores a usar. O Sargento André Souza e o Cabo Tinen, do 2º Batalhão de Polícia Militar do Interior, faziam ronda de rotina quando encontraram os idosos na calçada.
“Fiquei surpreso quando vi a gravação na internet e a repercussão, embora eu faça isso constantemente. Os idosos estão mais vulneráveis do que nós. Imagine a cabeça deles ao assistirem às notícias de que a doença mata mais esse grupo. Quando vejo um deles desprotegido, tenho vontade de parar, comprar e doar máscara, se não possuir uma na minha mochila”, diz o sargento.
O vídeo foi gravado por Alan Junio da Silva Bento, Diretor do Instituto Guerreiros de Cidadania e Educador Social. “Foi muito mais do que uma orientação. Vi o Sargento André descendo com um saquinho de máscaras e doando para os senhores. Hoje, o celular é rápido, filmei a ação e publiquei na internet”, revela.
Assista abaixo ao vídeo