Nacional

'Não haverá impunidade', afirma Dino sobre falas de Marcos do Val

'Não haverá impunidade', afirma Dino sobre falas de Marcos do Val


O ministro da Justiça Flávio Dino se posicionou, nesta quinta-feira (2), em relação às  declarações feitas pelo senador Marcos do Val (Podemos-ES) sobre a suposta proposta golpista que teria sido apresentada pelo ex-deputado Daniel Silveira (PTB-RJ) em uma reunião junto com Jair Bolsonaro (PL). 

Nas suas redes sociais, Dino usou uma analogia com a construção de um prédio para afirmar que notícias recentes sobre possíveis processos golpistas evidenciam tentativas concretas de “assassinar” a Constituição.

“Tijolo a tijolo, se evidencia que construíram um edifício golpista e terrorista. Ainda que incompetentes e desvairados, havia “profissionais” dedicados à obra. Alguns já estão presos, outros pedidos virão. Não haverá impunidade para bandidos que tentaram assassinar a Constituição”, escreveu na sua conta oficial do Twitter. 


Mais cedo, em um discurso realizado no Senado, o ministro afirmou que há cada vez mais evidências de uma responsabilidade jurídica do ex-chefe do Executivo Federal sobre a suspeita de procedimentos golpistas.

“Não me cabe determinar caminhos de investigação. Mas, evidentemente, nós estamos diante de um fato novo, que fortalece a ideia de que, além da responsabilidade política, esta já evidente, há cada vez mais indícios producentes sobre a responsabilidade jurídica do ex-presidente da República e de um pessoal ligado a ele”, completou o ministro.

Falas de Marcos do Val

Em uma live realizada na madrugada desta quinta-feira, Marcos do Val afirmou que Bolsonaro e Daniel Silveira  sugeriram uma reunião para comprometer o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes.

A ideia era gerar uma conversa para insinuar a parcialidade do presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) no processo eleitoral e anular o resultado do pleito que deu vitória ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Do Val ainda não apresentou ou divulgou provas sobre a reunião, que ocorreu em 8 de dezembro na Granja do Torto. Ela afirma ter os ‘prints’ das conversas com Silveira, além de uma gravação. Porém, até o momento nada foi apresentado publicamente. 

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo.  Siga também o  perfil geral do Portal iG.

Fonte: IG Política

div#infocoweb_cabecalho img {width: auto!important;}.ifn_show{display: block!important;}#infocoweb_corpo .tags{display:none}#exibe-noticia p{margin-top:0;margin-bottom:2em}.gd12 *{margin-bottom:10px;font-size:11px!important} #infocoweb_corpo .svgArrow {display: none;} #exibe-noticia p.imagem{display: none;} figure.figure{display: none;}.news-description img.img-responsive{display: none;}.maislidas_container{display: none;} .leiaTambem-container{display: none;}br[data-mce-bogus=”1″] {display: none;}