Nacional

'Não sou santo, sou homem, sou jovem', diz Artur do Val sobre áudios

'Não sou santo, sou homem, sou jovem', diz Artur do Val sobre áudios
source

deputado estadual paulista Arthur do Val (Podemos-SP), conhecido como Mamãe Falei, pediu desculpas por uma das  declarações feitas por áudio enviado à um grupo amigos em um aplicativo de mensagens em que diz que as ucranianas “são fáceis porque são pobres”. Ao desembarcar no Brasil neste sábado (5), o político disse em entrevista a vários jornalistas que a fala “foi um erro em um momento de empolgação”.

“Foi errado o que eu falei, não é isso o que eu penso. O que eu falei foi um erro, em um momento de empolgação”, disse o pré-candidato ao governo de São Paulo. “A impressão que está passando aqui é que eu cheguei lá [Europa] e tinha um monte de gente e eu falei: ‘quem quer vir aqui comigo que eu vou comprar alguma coisa’. Pelo amor de Deus, não é isso”, continuou.

De acordo com o político, ele estava na Europa para acompanhar a guerra com a Rússia. No entanto, na sexta-feira (4), vazou um áudio enviado por ele a um grupo de amigos em que fala sobre uma fila de refugiadas. Ele afirma nas gravações só ter “deusa” e disse que não “pegou ninguém” porque não tinha tempo.

“Eu fui para fazer uma coisa, mandei um áudio infeliz e a impressão que passou é que eu fui fazer outra coisa.”

O deputado afirmou que os áudios foram enviados para amigos em um grupo privado quando já tinha deixado a Ucrânia, ainda de acordo com Mamãe Falei as gravações não teriam nada haver com política, inclusive pediu a oportunidade de poder esclarecer tudo.

Leia Também

“Se as pessoas querem me julgar, eles têm o direito. Eu só quero que entendam que são contextos diferentes. Uma coisa é o Arthur que foi lá fazer a missão. Outra coisa é o Arthur que já tinha saído [da Ucrânia] e mandou um áudio em grupo privado, para os amigos dele, de forma errada, descabida, não foi na melhor das posturas, é nítido aquilo. Mas, como eu te falei, é um áudio privado”, respondeu ao jornalista.

Artur do Val informou que assim que possível deve explicar a situação, e tem como provar o dia e a hora dos áudios, pois não estaria na Ucrânia e sim na Eslováquia. “O que você quer dizer quando você diz que elas são pobres? eu comparei é óbvio com a situação que a gente tem aqui em São Paulo, eu não sou santo, eu sou homem, eu sou jovem” disse o deputado. “Eu fui pra lá eu vi um monte de mulheres bonitas sendo simpáticas, aí eu falei: ‘por que que isso tá acontecendo?’ Talvez seja por que aqui em São Paulo as mulheres sejam mais inacessíveis.”

Nota de repúdio ALESP

Em um nota publicada  neste sábado (5) a Assembleia Legislativa de São Paulo, repudiou a fala do Deputado e disse que o caso será apurado “a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo repudia com veemência a fala do deputado Arthur do Val. O presidente, deputado Carlão Pignatari, afirma que a atitude é inaceitável e que será tratada com rigor e seriedade pelas esferas de investigação do Parlamento. A Alesp se solidariza com as mulheres, em especial às ucranianas, e reforça sua luta em defesa e proteção de todas, representadas por conquistas históricas, ações efetivas e leis em vigor.”