Nacional

Navios de guerra do Irã atracados no Rio incomodam os EUA

Navios de guerra do Irã atracados no Rio incomodam os EUA


Os navios de guerra iranianos atracados no Rio de Janeiro desde o último domingo (26) vão permanecer na cidade até o próximo sábado (4). As embarcações são da Marinha da República Islâmica do Irã e estão carregadas de mísseis de cruzeiro antinavio, torpedos e canhões, segundo a agência de notícias Iran Press.

Os transatlânticos foram adquiridos no ano de 2021 pela razão de que a frota naval do Exército iniciou uma missão com o objetivo de dar a volta ao mundo.

A presença dos navios de guerra iranianos na costa brasileira incomoda os Estados Unidos , uma vez que a autorização do vice-almirante Carlos Eduardo Horta Arentz, vice-chefe do Estado-Maior da Armada foi contra o pedido dos EUA de não acatar a chegada das embarcações.

 A embaixadora dos EUA, Elizabeth Bagley, pediu ao Brasil, durante  uma coletiva de imprensa em 15 de fevereiro, que não permitisse que os navios atracassem.

“No passado, esses navios facilitaram o comércio ilegal e atividades terroristas, e também foram sancionados pelos EUA. O Brasil é uma nação soberana, mas acreditamos firmemente que esses navios não devem atracar em lugar nenhum”, disse a embaixadora.

Ainda, o senador Ted Cruz, do partido Republicano do Texas, criticou a permissão do Brasil e pediu que sejam aplicadas sanções.

“A administração Biden é obrigada a impor sanções relevantes, reavaliar a cooperação do Brasil com os esforços antiterroristas dos EUA e reexaminar se o Brasil está mantendo medidas antiterroristas eficazes em seus portos. Se o governo não o fizer, o Congresso deve forçá-los a fazê-lo”, afirmou Cruz em nota.

Os navios

Há dois navios no Rio, o Iris Dena e o Iris Makran. 

Iris Dena

94 metros de comprimento,11 metros de largura e pesa de 1.300 a 1.500 toneladas;

Carregado de mísseis de cruzeiro antinavio, torpedos e canhões navais;

O sistema de controle de tiro tem capacidade de interceptar 40 alvos;

Navega por um longo período de tempo;

Pesquisa, detecta, monita e destrói alvos aéreos, de superfície e subterrâneos.

Iris Makran

Considerada a maior embarcação iraniana, com 228 metros de altura, 42 metros de largura e pesa 121 mil toneladas;

Acomoda 80 mil toneladas de combustível e 20 mil toneladas de água, fazendo com o que o navio consiga dar a volta ao mundo em 93 dias;

sistemas de guerra eletrônica instalados;

Pode acomodar até cinco helicópteros em seu convés ao mesmo tempo e é considerado um navio logístico.

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo.  Siga também o  perfil geral do Portal iG.

Fonte: IG Nacional