
Um levantamento da Artesp (Agência de Transporte do Estado de São Paulo) com dados das 20 concessionárias que gerenciam rodovias no Estado aponta redução dos acidentes com motocilistas nas estradas paulistas. FOram 3.325 no primeiro semestre deste ano, 20% a menos na comparação com o mesmo período do ano passado, quando foram contabilizadas 4.178 ocorrências.
“Embora a pandemia tenha influenciado na diminuição do tráfego nas rodovias, as medidas de segurança viária que temos adotado têm contribuído diretamente para a redução das ocorrências, inclusive as envolvendo motociclistas, que ficam muito mais expostos em caso de acidentes”, aponta o diretor geral da ARTESP, Milton Persoli. “Juntamente com as concessionárias, seguimos estratégias alinhadas aos padrões internacionais e os resultados têm sido significativos, por isso seguimos com o objetivo de reduzir cada vez mais este índice.”
Dados gerais do Infosiga SP, que incluem todas as rodovias do Estado, inclusive as não concedidas, também apresentaram redução nos acidentes envolvendo motos, foram 4.749 ocorrências no primeiro semestre do ano, número 14% menor na comparação com o mesmo período do ano passado, quando foram registrados 5.566 acidentes.
Concessionárias sob a regulação da ARTESP realizam ações específicas visando prevenir acidentes envolvendo motocicletas, como, por exemplo, a campanha digital da Entrevias com o humorista Marco Luque e seu personagem Jackson Faive. A ação visa, de forma descontraída, divulgar orientações de segurança e reforçar a importância da manutenção das motos antes de pegar estrada. Na Ecopistas, são realizadas blitze de prevenção contra a Covid-19 – já que, na região, durante a quarentena, houve aumento no fluxo de motocicletas usadas para entregas – com aferição de temperatura, testes rápidos, entrega de kits higiene, além de orientações para redução de acidentes.
A Rodovias do Tietê e a ViaRondon fornecem e instalam antenas corta-pipas e kits de segurança. A AB Triângulo do Sol realiza campanha com serviços gratuitos como verificação dos itens de segurança, aferição da pressão arterial dos condutores e orientações de direção. A campanha da AB Colinas tem colagem de adesivos refletivos nos capacetes, troca de lâmpadas queimadas e material informativo. A Tamoios usa a rádio da concessionária para fazer alertas educativos e de conscientização aos motociclistas, dentre outras ações.
As demais concessionárias utilizam os painéis eletrônicos das rodovias para divulgar mensagens sobre condução segura.