Igreja

Papa Leão XIV eleva Diocese de Rio Preto a Arquidiocese

Medida nomeia Dom Antonio Emílio Vilar como primeiro Arcebispo

Papa Leão XIV eleva Diocese de Rio Preto a Arquidiocese
Papa Leão XIV eleva Diocese de Rio Preto a Arquidiocese

O Papa Leão XIV elevou a Diocese de São José do Rio Preto (170km de Marília) à condição de Arquidiocese. Além disso, nomeou o atual bispo, dom Antônio Emídio Vilar (SDB), como primeiro arcebispo.

É, aliás, a primeira arquidiocese que Papa Leão XIV institui. A decisão, inclusive, estabelece a Província Eclesiástica de São José do Rio Preto com as Dioceses de Barretos, Catanduva, Jales e Votuporanga.

As quatro Dioceses deixam de pertencer à Província Eclesiástica de Ribeirão Preto, que mantém Franca, Jaboticabal e São João da B.Vista.

Dom Antônio Emídio Vilar nasceu em 14 de novembro de 1957 em Guardinha, Diocese de Guaxupé (MG) e teve extensa trajetória até a Arquidiocese de Rio Preto.

Trajetória do arcebispo

Inicialmente, concluiu estudos em Filosofia pela Faculdade Salesiana de Lorena. Logo depois, obteve o Bacharelado e o Mestrado em Teologia pela Pontifícia Universidade Salesiana de Roma.

Papa Leão XIV eleva Diocese de Rio Preto a Arquidiocese
Arcebispo Dom Antonio Vilar

Após emitir a Profissão Religiosa na Sociedade Salesiana de São João Bosco em 1976, foi, então, ordenado sacerdote em 9 de agosto de 1986.

Atuou a seguir como coordenador de Estudos e Formador de Seminaristas; diretor de Comunidade; Coordenador e Professor do Instituto Teológico Pio XI em São Paulo.

Foi ainda conselheiro da Inspetoria Salesiana de São Paulo; Mestre de Noviços; Pároco de Nossa Senhora Auxiliadora e diretor do Instituto Dom Bosco.

Foi juiz do Tribunal Interdiocesano de Aparecida bem como vice-presidente regional na Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Em 23 de julho de 2008 tornou-se Bispo de São Luiz de Cáceres e recebeu a ordenação episcopal em 27 de setembro seguinte.

Em setembro de 2016 tornou-se bispo de São João da B. Vista e em janeiro de 2022 chegou a Rio Preto.

Missa na Arquidiocese, Pálio no Vaticano

A missa de Instalação da Arquidiocese de Rio Preto deve acontecer na Catedral Metropolitana de São José, no dia 9 de Julho, um feriado estadual.

O arcebispo de São José do Rio Preto, dom Antônio Emídio Vilar, receberá o pálio das mãos do Papa Leão XIV em missa na Basílica de São Pedro, no Vaticano. A solenidade acontece dia 29 de junho próximo.