Nacional

PF faz operação contra fraude em licitação de testes rápidos de Covid

PF faz operação contra fraude em licitação de testes rápidos de Covid


source

Polícia Federal faz, na manhã desta terça-feira, a operação Reativo, que acontece no Rio e em seis municípios da Baixada Fluminense. A ação visa a apurar fraude em processo licitatório realizado para a compra de kits de teste rápido de Covid-19. Cento e vinte agentes cumprem 26 mandados de busca e apreensão. Um dos alvos é a Prefeitura de Japeri.

A investigação começou após a deflagração da Operação Apneuse, em setembro de 2020. De acordo com a PF, a análise feita pela Controladoria Geral da União (CGU) em contratos da governo municipal Japeri comprovou o sobrepreço nos processos licitatórios.

Três empresas que participaram da licitação fizeram uma combinação para direcionar a empresa ganhadora a firmar um contrato de R$ 2 milhões, aponta a investigação. A PF afirma ainda que essas empresas estão vinculadas a diversos processos licitatórios em outras cidades do Rio.

Os investigados — pessoas físicas e jurídicas — terão contas bancárias bloqueadas, bens e valores sequestrados por decisão judicial. Eles responderão pelos crimes de fraude à licitação e peculato.