Nacional

Plano São Paulo terá novas regras para ajudar na retomada da economia, diz site

Plano São Paulo terá novas regras para ajudar na retomada da economia, diz site


source
João Doria%2C governador do estado de São Paulo
Governo do Estado de São Paulo
João Doria, governador do estado de São Paulo

O governo de São Paulo deve anunciar mudanças no Plano São Paulo nesta segunda-feira (27), na coletiva de imprensa. De acordo com reportagem publicada pelo portal UOL, as atuais regras obrigam a manutenção de leitos abertos sem necessidade e quase inviabilizam o progresso para as fases verde e azul, as mais avançadas do plano. A capital, por exemplo, vai completar quatro semanas na fase amarela. 

A mudança será chamada de “recalibragem” e ainda de acordo com a reportagem do UOL, foi estudada ao longo do mês de julho.

Nas regras atuais do Plano São Paulo, para uma cidade mudar para a fase verde, é preciso ter uma taxa de ocupação de leitos da Covid-19 abaixo dos 60%. Mas, o governo entende que são vagas mantidas por tempo indeterminado e que quase não serão usadas, o que aumenta o custo.

Por isso, prefeitos reclamaram da situação no começo do mês e agora o governo estadual vai alterar esse percentual. O UOL apurou que o índice estudado é de 75%, mas o martelo não foi batido.

Outra mudança é que uma região que permanecer quatro semanas na mesma fase do Plano São Paulo terá direito a progredir de estágio. Os novos critérios começam a valer em 31 de julho.