O prefeito Ricardo Nunes anunciou a gratuidade no transporte por ônibus na cidade de São Paulo, no próximo domingo, dia do segundo turno das eleições. A decisão foi tomada na tarde desta segunda-feira (24) em reunião com secretários municipais, presidente da SPTrans, Levi dos Santos Oliveira e em seguida apresentada a representantes da sociedade civil.
A Prefeitura também manterá o acréscimo de 2 mil ônibus à frota que normalmente circula aos domingos, como ocorreu no primeiro turno. A gratuidade será das 6h às 20h para todos os passageiros.
“Estou convicto de que na Cidade de São Paulo não é o transporte que influencia a abstenção, mas como líder de uma gestão que ouve a sociedade, decidi tomar essa medida como sinalização da Prefeitura para fortalecer a democracia e facilitar o deslocamento dos eleitores”, afirmou o prefeito.
“Analisamos as estatísticas do primeiro turno e ficou claro que o transporte não foi um impedimento para que a população exercesse seu direito ao voto, mesmo porque, as maiores abstenções foram nas regiões centrais da cidade, por motivos diversos. Mesmo assim, vamos oferecer a gratuidade no segundo turno para incentivar a todos que compareçam às urnas, fortalecendo a democracia e dando a esta data sua devida importância”, completou Nunes.
No domingo de eleições, o transporte será gratuito em qualquer linha para todas as pessoas das 6h às 20h. Os passageiros vão embarcar pela porta traseira e quem entrar pela dianteira poderá descer pela frente. A medida vai ao encontro à decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) autorizando as prefeituras de todo o país a adotarem a gratuidade dos ônibus no dia das eleições, de forma a garantir que os eleitores tenham condições de votar.
Entre no canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o perfil geral do Portal iG.
Fonte: IG Política
div#infocoweb_cabecalho img {width: auto!important;}.ifn_show{display: block!important;}#infocoweb_corpo .tags{display:none}#exibe-noticia p{margin-top:0;margin-bottom:2em}.gd12 *{margin-bottom:10px;font-size:11px!important} #infocoweb_corpo .svgArrow {display: none;} #exibe-noticia p.imagem{display: none;} figure.figure{display: none;}.news-description img.img-responsive{display: none;}.maislidas_container{display: none;} .leiaTambem-container{display: none;}br[data-mce-bogus=”1″] {display: none;}