A Penitenciária II de Balbinos promoveu na última semana a quinta edição da Jornada da Cidadania, Trabalho e Renda, projeto que oferece aos reeducandos um mutirão de ações de reintegração social, a fim de prepará-los para a retomada da vida em liberdade.
Entre as atividades realizadas estão: testes rápidos de saúde, atendimentos odontológicos e palestras com orientações jurídicas e sobre os serviços oferecidos pela Central de Atenção ao Egresso e Família (Caef). A assistente social da penitenciária também apresentou a palestra “Prevenção ao Suicídio”, tema bastante debatido em setembro por ser o mês especial de cuidados com a saúde mental.
“Um evento como este serve para enfatizar todo o trabalho realizado ao longo do ano em suas diversas áreas da unidade prisional, como saúde, reintegração social, trabalho, educação e jurídico, preparando os futuros egressos para sua reinserção na sociedade de forma mais digna e humanizada”, relatou o diretor-geral do presídio, Cleuber Mantovanini Junior.
O secretário executivo de Administração Penitenciária, Luiz Carlos Catirse, ressaltou aos diretores dos presídios da região a importância de fortalecer a parceria com o poder público local, para obter postos de trabalho aos presos.
“A atual gestão ampliou a quantidade de vagas para o regime semiaberto. Com isso, também aumentamos as oportunidades de reinserção social dos que querem se recuperar e voltar à sociedade de uma forma melhor”, salienta Catirse.