
O programa de visitas virtuais a detentos nos presídios do Estado de São Paulo começa neste final de semana e vai exigir dos interessados um longo caminho virtual de cadastro, cliques e agendamento para conseguir o contato. As famílias dos reeducandos poderão participar de conversa com o sistema de videoconferência, semelhante ao que é utilizado na teleaudiências criminais. A SAP (Secretaria de Administração Penitenciária) divulgou um passo a passo do projeto. Veja abaixo:
– Quem Poderá Participar
Somente as pessoas regularmente cadastradas no rol de visitas dos reeducandos poderão participar da visita virtual.
– Como participar
Para poder participar do serviço, é necessário alguns passos. Em primeiro lugar, é preciso entrar no site da SAP.
O segundo passo é clicar em conexão familiar no tópico “Serviços”, localizado na barra na parte de cima do site.
Após isso, é necessário selecionar a opção “Conexão Familiar – Visita Virtual”, localizada na parte inferior da tela. A partir daí, será necessário criar uma conta clicando em “Conta” e depois em “Criar uma conta”, localizados no canto superior direito da dela.
O familiar deve se cadastrar com os dados solicitados. Somente após preencher todos os campos pedidos será possível clicar em “Cadastrar”. Então, o sistema enviará um link de validação para o e-mail cadastrado, pelo qual o visitante terá que acessá-lo para ativar a conta.
Com a conta ativada, o visitante deverá retornar na aba “Conta” e agora clicar em “Entrar” e preencher seus dados cadastrados anteriormente. Agora, a conta devidamente cadastrada, para agendar a visita virtual, é necessário clicar na aba “Agenda” e selecionar a opção “Visita Virtual” localizadas na parte superior da tela.
Agora, aparecerá um botão azul na parte superior esquerda de seu computador escrito “+Novo”, onde será possível realizar um novo agendamento. A partir daí, será solicitado a matrícula do reeducando de quem o visitante gostaria de visitar.
Após preencher, clicar em “Verificar” na parte de baixo da tela. Esse botão servirá para confirmar que o CPF do visitante está devidamente cadastrado no rol de visitas do preso. Em caso positivo, será mostrado os dados do visitante e do preso para confirmação.
Estando tudo em ordem, basta clicar no botão azul “Salvar”, localizado abaixo dos dados, e uma mensagem de sucesso será mostrada, além de um e-mail de confirmação.
Agora, será necessário esperar a unidade agendar a melhor data para sua visita. Para consultar o estado do agendamento, os visitantes deverão ir novamente em “Agenda”, depois clicar em “Visita Virtual” e será possível acompanhar o andamento da solicitação.
Problemas que podem ocorrer
Caso apareça uma tela “Há um problema no certificado de segurança no site”, a pessoa deve clicar em “Continuar neste site (não recomendado)” que o serviço aparecerá normalmente.
Um outro problema que pode ocorrer é a queda do sistema, uma lentidão por parte do site ou uma demora para chegada do e-mail de confirmação. Isso se deve pela alta demanda e pela grande quantidade de pessoas que estão tentando acessá-lo ao mesmo tempo.
Nesse caso, é necessário que a página seja atualizada. Posteriormente, o usuário poderá retomar o procedimento.