A Penitenciária de Pirajuí foi palco de uma ação inovadora na abertura da Jornada da Cidadania, Trabalho e Renda, transmitida ao vivo para familiares de alguns presos que acompanhavam o evento no cinema da unidade.
Além da apresentação às famílias, seis detentos que atuaram na reforma do presídio receberam uma carta de apresentação, assinada pelo diretor da penitenciária, indicando os serviços prestados na área da construção civil. Os presos trabalharam na reforma e automação de todos os pavilhões habitacionais da unidade.
“A Jornada por si só já é um evento excepcional. Na Penitenciária I de Pirajuí foi ainda mais carregado de emoções e realizações, seja pela atuação dos presos na reforma dando todo sentido ao trabalho ou na participação dos familiares na homenagem que eles receberam”, disse o coordenador das unidades prisionais da região noroeste (CRN), Carlos Alberto Ferreira de Souza.
Foi criado um link na plataforma Teams, para que fosse possível acessar o conteúdo online. Duas câmeras captavam as imagens, que eram transmitidas em dois telões.
O evento contou com depoimento de presos sobre transformação de vida por meio do trabalho e estudo. “Fiquei muito feliz e orgulhosa, como mãe, em ver o meu filho neste evento”, elogiou a mãe de um dos apenados que participava da cerimônia.