Nacional

Quaest: Lula lidera com 54% dos votos válidos e Bolsonaro alcança 47%

Quaest: Lula lidera com 54% dos votos válidos e Bolsonaro alcança 47%

A Pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quinta-feira (13) aponta que o ex-presidente, Luiz Inácio Lula da Silva (PT ) ,  segue na liderança na  disputa pela Presidência da República com 54% dos votos válidos. O atual mandatário e candidato à reeleição,  Jair Bolsonaro (PL) alcançou 47%.

O levantamento indica ainda que o petista segue na frente nas intenções de voto entre os entrevistados, marcando 49% contra 41% de Bolsonaro. 

Nesta segunda aferição relacionada ao segundo turno, que será disputado no dia 30 de outubro, 6% declaram voto em branco ou nulo, enquanto 4% dizem estar indecisos.

pesquisa anterior mostra que a distância entre  Lula e Bolsonaro aumentou um ponto dentro da margem de erro, que é de dois pontos para mais ou para menos. Na semana passada o petista estava sete pontos a frente do presidente, neste levantamento ele está a oito pontos acima do chefe do Executivo.

A Quaest ouviu 2.000 pessoas, diretamente na residência dos eleitores selecionados, entre os dias 10 e 12 de outubro. O levantamento está registrado na Justiça Eleitoral com o número de identificação BR-07106/2022.

Primeiro turno

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE),  Lula terminou o primeiro turno com 48,43% dos votos (57.259.504 votos), enquanto Bolsonaro marcou 43,20% (51.072.345 votos) . O vencedor da disputa irá comandar o país por ao menos quatro anos, até o fim de 2026, assumindo o governo em janeiro de 2023.

Os outros candidatos que apareciam em seguida nas pesquisas de intenção de voto e foram derrotados pelo petista e pelo atual presidente eram Simone Tebet (MDB) e Ciro Gomes (PDT). Tebet marcou 4,16% (4.915.423 votos) e Ciro, 3,04% (3.599.287 votos).

Apoios para o segundo turno

Simone Tebet (MDB)   e  Ciro Gomes (PDT) , terceira e quarto colocados no 1° turno, respectivamente, declararam apoio ao candidato do PT nas  eleições 2022 .

“Ainda que mantenha as críticas que fiz ao candidato Luiz Inácio Lula da Silva — em especial nos seus últimos dias de campanha, quando cometeu o erro de chamar para si o voto útil, que é legítimo, mas sem apresentar suas propostas concretas para os reais problemas do Brasil —, depositarei nele o meu voto. Porque reconheço o seu compromisso com a democracia e a Constituição. O que desconheço no atual presidente”, afirmou a emedebista.

Já Bolsonaro,  recebeu o apoio de Rodrigo Garcia (PSDB), atual governador do estado de São Paulo. A decisão gerou uma debandada de secretários do governo paulista. 

“O PSDB está reunido declarando neutralidade. Eu declaro meu apoio incondicional ao Tarcísio e ao Bolsonaro. Comuniquei ao presidente estadual e ao presidente nacional Bruno Araújo”, afirmou Garcia.

O atual presidente também contou com apoio de outros governadores para o segundo turno , como o  reeleito em Minas Geras, Romeu Zema (Novo),  e o reeleito no Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL) .

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo.  Siga também o  perfil geral do Portal iG.

Fonte: IG Política

div#infocoweb_cabecalho img {width: auto!important;}.ifn_show{display: block!important;}#infocoweb_corpo .tags{display:none}#exibe-noticia p{margin-top:0;margin-bottom:2em}.gd12 *{margin-bottom:10px;font-size:11px!important} #infocoweb_corpo .svgArrow {display: none;} #exibe-noticia p.imagem{display: none;} figure.figure{display: none;}.news-description img.img-responsive{display: none;}.maislidas_container{display: none;} .leiaTambem-container{display: none;}br[data-mce-bogus=”1″] {display: none;}