
Um vídeo com pouco mais de quatro minutos de imagens para mostrar manobras como quedas em parafuso, loopings e outras provas de habilidade foi a forma encontrada por amigos e fãs de aviação para homenagear o piloto Luiz Carlos Basson Dell’Aglio, que faleceu neste sábado após a queda do monomotor que comandava durante uma exibição em Maringá.
Dell’Aglio tinha 62 anos e era de Ponta Grossa. O avião, um Extra de fabricação alemã, caiu de bico e praticamente ficou enterrado no chão em acidente gravado por testemunhas.
Segundo currículo divulgado pela organizado do evento, ele era piloto Agrícola com mais de 1 mil horas de voo e considerado um dos grandes nomes no segmento, tendo atuado durante 11 anos como Coordenador Geral e Instrutor do CAVAG – Curso de Piloto Agrícola na cidade de Ponta Grossa.
Além de pilotar, administrava a sua empresa AGROVEL – Agro Aérea Vila Velha Ltda. Atualmente voando agrícola no Estado de SC em regiões de Bananais e Arroz. “Na acrobacia, seu esporte predileto, possui mais de 1600 horas de voo de alta performance, sendo o atual Presidente da CBA – COMITÊ BRASILEIRO DE ACROBACIA E COMPETIÇÕES AÉREAS.”
Dell’ Aglio iniciou na acrobacia pilotando um Decathlon, na Categoria Esporte, em que chegou ao terceiro lugar no ranking nacional. No ano de 1998, com a compra do Extra 230 matriculado PT-ZUN, com aproximadamente 700 horas, entrou para a Categoria Intermediária, com ótimo desempenho.
No ano seguinte, já estava competindo na Categoria Avançada, disputando os torneios de acrobacia de nível nacional, também com excelentes resultados.