
São Paulo - A queda de um balão com 18 metros em área de preservação na região do Parque do Pedroso, em Santo André, tem multas e apuração contra quatro suspeitos.
O Copom Ambiental recebeu denúncia sobre o valão, A equipe recolheu o material e iniciou buscas pelos responsáveis.
Passaram mais de uma hora e meia na mata, quando encontraram quatro homens carregando partes do balão, além de bandeira, arreio, boca e cangalha. São materiais de suporte do utensílio.
A Ambiental levou os quatro até o 6º Distrito Policial e ainda aplicou multas de R$ 40 mil pela atividade ilgal com balão. Eles podem responder a inquérito por crime ambiental com risco para florestas e vegetação.
Defesa Civil monitora balões
A partir de domingo a Defesa civil do Estado passou a monitorar ao menos quatro balões avistados no céu do Vale do Paraíba.
Um deles caiu dentro de um condomínio na região central de Taubaté. Felizmente, ninguém ficou ferido. Soltar balões é crime ambiental.
Os primeiros avistamentos ocorreram por volta das 9h nas cidades de Taubaté, Caçapava, São Luiz do Paraitinga e Paraibuna.
As equipes iniciaram o monitoramento imediato e o acompanhamento visual dos artefatos. Em Taubaté, o balão atingiu o interior de um condomínio e chegou a pegar fogo.
Equipes da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros controlaram rapidamento as chamas e apreenderam os restos do balão. Levaram tudo ao 1º Distrito Policial da cidade.
Outros três balões ainda permaneciam no céu da região no início da tarde e seguem sendo monitorados pelas equipes de emergência.