Rui Costa pede punição de responsáveis por vandalismo em Brasília - Giro Marília Notícias

Nacional

Rui Costa pede punição de responsáveis por vandalismo em Brasília

Rui Costa pede punição de responsáveis por vandalismo em Brasília Rui Costa pede punição de responsáveis por vandalismo em Brasília Rui Costa pede punição de responsáveis por vandalismo em Brasília Rui Costa pede punição de responsáveis por vandalismo em Brasília
Rui Costa pede punição de responsáveis por vandalismo em Brasília
 

O futuro ministro da Casa Civil, Rui Costa , defendeu que o grupo de bolsonaristas que tentou invadir o edifício-sede da Polícia Federal na noite desta segunda-feira (12), em Brasília , seja identificado e que todos os culpados sejam responsabilizados e punidos.

“Não é admissível que pequenos grupos de arruaceiros promovam o caos na capital do País. A identificação e punição dos culpados deve ocorrer rapidamente”, afirmou em nota.

Costa também conversou com o governador reeleito do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB) , sobre o ocorrido e, de acordo com o futuro ministro, Ibaineis garantiu o reforço da segurança para reestabelecer a ordem pública.

Após um grupo de apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL) tentar invadir o edifício-sede da Polícia Federal na noite de ontem, na Asa Norte de Brasília , a região central da capital amanheceu nesta terça-feira (13), com resquícios do vandalismo cometido .

Os atos ocorreram no mesmo dia da  diplomação do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e de seu vice, Geraldo Alckmin (PSB) .

Segundo o Corpo de Bombeiros do DF , oito carros e cinco ônibus foram queimados durante os atos. Desse total, quatro ônibus e sete carros foram totalmente queimados e o restante, parcialmente. Além disso, uma pessoa de 67 anos precisou de atendimento médico após inalar gás lacrimogêneo.

Diplomação

Lula e Alckmin tiveram os cargos formalizados em uma solenidade de diplomação nessa segunda, devido à vitória no resultado das eleições 2022 .

Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é responsável por diplomar as pessoas eleitas para ocupar os cargos de presidente e vice-presidente da República. A diplomação ocorre para formalizar a escolha da maioria dos brasileiros nas urnas eletrônicas.

A entrega dos diplomas é obrigatória, segundo a Justiça Eleitoral, para ocorrer antes da posse, pois representa a confirmação de todas as exigências previstas na legislação eleitoral e estão aptos para exercer o mandato.

Novo ministro

Rui Costa encerra neste mês os oito anos à frente do governo baiano e vai assumir a Casa Civil a partir de 2023, no governo Lula .

anúncio foi feito pelo petista na última semana, quando divulgou os cinco primeiros nomes que vão assumir ministérios em seu governo. São eles:

Fonte: IG Política