Nacional

Rússia diz que plano de Lula para mediar guerra merece atenção

Rússia diz que plano de Lula para mediar guerra merece atenção Rússia diz que plano de Lula para mediar guerra merece atenção Rússia diz que plano de Lula para mediar guerra merece atenção Rússia diz que plano de Lula para mediar guerra merece atenção
Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil Sergey Lavrov e Mauro Vieira tiveram uma reunião nesta segunda-feira (17)
Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil Sergey Lavrov e Mauro Vieira tiveram uma reunião nesta segunda-feira (17)
 

Nesta terça-feira (18), o porta-voz do Kremlin , Dmitry Peskov, afirmou que a proposta para mediar a guerra entre Ucrânia e Rússia apresentada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) “merece atenção”.

No domingo (16), o brasileiro defendeu a criação de um “G20 para a paz”, um grupo de países para mediar o conflito.

“Qualquer ideia que leve em conta os interesses da Rússia merece atenção e certamente precisa ser ouvida”, declarou Dmitry Peskov, ao ser questionado sobre a sugestão do petista.

Apesar disso, o governo ucraniano se irritou com a proposta de Lula e, também nesta terça-feira, convidou omandatário brasileiro a visitar Kiev para que “compreenda a realidade da agressão russa”.

Oleg Nikolenko, porta-voz da diplomacia ucraniana, criticou a postura do presidente brasileiro por colocar “a vítima e o agressor no mesmo nível” e por atacar os aliados da Ucrânia que a ajudam a “proteger-se de uma agressão assassina”.

Na segunda (17), Lula recebeu, em Brasília, o chanceler russo, Sergei Lavrov, para promover tentar uma mediação internacional na guerra da Ucrânia. No domingo (16), o petista afirmou que o Ocidente vem contribuindo para a continuidade do conflito armado entre os dois países. A fala gerou duras críticas por parte dos Estados Unidos e de países europeus.

Washington acusou o Brasil de estar “papagueando a propaganda russa e chinesa sem observar os fatos em absoluto”.

 

Fonte: Nacional