Nacional

Seis partidos de esquerda fazem novo pedido de impeachment de Bolsonaro

Seis partidos de esquerda fazem novo pedido de impeachment de Bolsonaro


source

Seis partidos de esquerda apresentaram nesta quarta-feira (27) mais um pedido de impeachment do presidente Jair Bolsonaro (sem partido). No pedido protocolados pelas legendas, elas dizem que Bolsonaro cometeu “uma extensa série de crimes”, entre eles o “descaso” com a pandemia do novo coronavírus (Sars-CoV-2).

No pedido, o grupo de siglas cita as mortes por asfixia em Manaus pela falta de oxigênio para atender pacientes com Covid-19 internados em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) e a recomendação por parte do governo federal do “tratamento precoce” com medicamentos sem eficácia comprovada contra a Covid-19, como a hidroxicloroquina e a ivermectina.

Os partidos ainda falam de um estudo do Centro de Pesquisas e Estudos de Direito Sanitário (CEPEDISA) da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da Universidade de São Paulo (USP) e a Conectas Direitos Humanos, que diz que o governo executou um “projeto institucional estratégico de propagação do vírus e causador da morte e adoecimento de milhões de brasileiros e brasileiras”.

Você viu?

Na lista de argumentos também estão a sequência de declarações de Bolsonaro que minimizaram a gravidade da pandemia, a demissão dos ministros Luiz Henrique Mandetta e Nelson Teich e “os esforços de Bolsonaro para tirar a credibilidade de vacinas contra a Covid-19, especialmente a CoronaVac, desenvolvida pelo Instituto Butantan em parceria com o laboratório chinês Sinovac”.

As lideranças do bloco, além de protocolar o pedido de impeachment, também pressionam o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), pelo fim do recesso parlamentar e a retomada imediata da atividade legislativa para que o parlamento dê respostas urgentes ao agravamento da crise.

Os trabalhos na Casa estão suspensos até 1º de janeiro, quando os deputados voltam a trabalhar e fazem a eleição para quem vai assumir a presidência da Câmara.