Nacional

SP quer sistema de Israel para evitar desastres como do Litoral Norte

SP quer sistema de Israel para evitar desastres como do Litoral Norte


Para tentar evitar novas tragédias, como a ocorrida no Litoral Norte (que deixou, até o momento, 65 mortes confirmadas), a Defesa Civil do Estado de São Paulo decidiu buscar ferramentas de prevenção de desastres em outros países.

De acordo com a jornalista Mônica Bergamo, uma comitiva do órgão deve viajar, ainda em 2023, a Israel para estudar a possibilidade de adaptar o sistema local de alerta de risco para bombardeios e terremotos à realidade meteorológica paulistana.

Esse mecanismo de radares israelense apresenta um alto nível de precisão e utiliza alarmes sonoros, podendo ser replicado em regiões do estado brasileiro com risco de deslizamento e de chuvas fortes.

A viagem a Israel está em fase de estudos e sendo alinhada com o Consulado-Geral do país em São Paulo. A negociação tem o comando do secretário estadual de Negócios Internacionais, Lucas Ferraz e do cônsul-geral Rafael Erdreich.

Além de Israel, o Governo de São Paulo tem conversas avançadas com o Japão. Inclusive, um capitão da Defesa Civil fez uma viagem recente de 45 dias aquele país para estudar o sistema de mapeamento e de alerta de risco usado por lá em casos de chuvas intensas.

Fonte: IG Nacional