Nacional

STF deve manter foro privilegiado de Flávio Bolsonaro no caso Queiroz

STF deve manter foro privilegiado de Flávio Bolsonaro no caso Queiroz


source

Ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) acreditam que a corte não atenderá o pedido do Ministério Público do Rio de Janeiro para devolver a investigação do senador Flávio Bolsonaro no caso Queiroz para a primeira instância . Três integrantes da Segunda Turma, colegiado responsável por discutir o foro privilegiado do filho 01 de Bolsonaro na investigação das “rachadinhas”, relataram à coluna que a tendência é manter o órgão especial do Tribunal de Justiça do Rio como o competente pelo caso.

A avaliação desses três magistrados é que a maioria da Segunda Turma – formada por cinco ministros – vai acompanhar o posicionamento da Procuradoria-Geral da República (PGR), que defende que o Supremo rejeite o pedido do MP do Rio. No ano passado, a PGR se manifestou contra a solicitação dos promotores do Rio e apontou que o recurso usado pelo órgão para questionar o foro de Flávio não é a via adequada para fazer esse tipo de pedido. O caminho destacado pela PGR como o correto, no entanto, está vetado, já que o MP perdeu o prazo para apresentar recursos sobre o tema no TJ do Rio.

Esse resultado já é esperado por integrantes do MP fluminense. Envolvidos no caso relataram que ainda mantêm “alguma esperança”, mas sabem que é difícil ter o pedido atendido, já que a própria PGR se manifestou contra. Como O GLOBO informou, o ministro Nunes Marques será o responsável por pautar a análise desse caso na Segunda Turma. Ele é o primeiro ministro indicado ao Supremo pelo presidente Bolsonaro.

A decisão de reconhecer o benefício para Flávio Bolsonaro foi dada pela 3ª Câmara do TJ do Rio, que atendeu a um pedido da defesa do senador. Com isso, o caso saiu das mãos do juiz Flávio Itabaiana, que é da primeira instância, e foi parar no Órgão Especial do TJ do Rio. Itabaiana foi o responsável por medidas como a quebra do sigilo bancário e fiscal do político, além da prisão de Fabrício Queiroz.

– Com informações da colunista Bela Megale, de O Globo.