Nacional

Teleconsultas médicas chegam a mais presídios na região de Marília

Teleconsultas médicas chegam a mais presídios na região de Marília

O projeto TeleSAP, para oferta de atedimento remoto a presidiários no Estado, vai ser estendido a cinco presidios, incluindo unidades na região de Marília.

Centro de detenção Provisória de Álvaro de Carvalho, Centro de Progressão Penitenciária II de Bauru, a Penitenciária I de Balbinos, a Penitenciária II e a Penitenciária de Pirajuí serão as próximas beneficadas. 

Nas primeiras etapas do TeleSAP, foram contempladas sete unidades prisionais da região em Bauru, Pirajuí, Balbinos, regin´polis, a penitenciária de Álvaro de carvalho e a de Getulina.

Lançado em 2022, o projeto está na  na terceira fase de implantação e prevê que até a primeira quinzena de abril mais 35 unidades prisionais ofereçam o atendimento. 

Em 2022, foram realizadas 723 teleinterconsultas disponibilizadas em 10 especialidades, sendo elas: Cardiologia, Endocrinologia, Gastroclínica, Hematologia, Infectologia, Nefrologia, Neurocirurgia, Neurologia, Psiquiatria e Ortopedia.    

Segundo a Diretora do Grupo de Planejamento e Gestão de Atenção à Saúde da População Prisional (GPGASPP), Simone Pacheco Gomide da Silva, “o Projeto TeleSap se revela como ferramenta promissora de acesso e ampliação de atendimentos médicos e promoção da saúde da população prisional”.   

Para uma boa utilização da plataforma usada nos agendamentos e consultas, a SES capacitou, com treinamento, gestores dos Centros Regionais de Atenção à Saúde da População Prisional (CRASPPs) e os gestores de saúde das unidades prisionais e médicos.