Nacional

Weintraub anuncia saída do Ministério em vídeo ao lado de Bolsonaro; assista

Weintraub anuncia saída do Ministério em vídeo ao lado de Bolsonaro; assista

O  ministro da Educação, Abraham Weintraub, anunciou nesta quinta-feira (18) em vídeo transmitido em redes sociais, que vai deixar o cargo “nos próximos dias”.

A mensagem foi apresentada em uma gravação ao lado do presidente Jair Bolsonaro. Weintraub disse que vai assumir cargo de direção no Banco Mundial, que deve assumir por indicação do governo.

O ministro afirmou que está “fechando um ciclo” e que continua apoiando o presidente Bolsonaro. Sai em momento de atritos especial com o STF (Supremo Tribunal Federal). O famoso vídeo da reunião de ministros revelado após denúncia do ex-ministro Sérgio Moro mostra Weintraub com ataques ao tribunal, em que chama ministros de vagabundo.

A decisão da saída foi tomada um dia depois de o STF decidir por maioria de votos manter Weintraub entre os investigados pelo inquério das Fake News. Um habeas corpus impetrado em defesa do ministro foi rejeitado nesta quarta.

Weintraub assumiu o cargo em abril de 2019, após a saída de Ricardo Vélez Rodríguez, e permaneceu no posto por 14 meses. Disse que vai atuar na transição até a posse definitiva do novo ministro.

O ministro enfrenta desde sua posse série de polêmicas, controvérsias e problemas na gestão, que variam de crises políticas a discussões sobre política de educação, falhas no Enem e outros.

No último domingo (14), Weintraub participou de um protesto com pautas antidemocráticas e inconstitucionais na Esplanada dos Ministérios, em Brasília.

Veja abaixo o vídeo divulgado pelo ministro
[movie_id#792]