Assis recebe animal com lesões graves após queimada

Resgate mobiliza brigadistas,, polícia ambiental e associação mas animal tem ferimentos graves

Assis recebe animal com lesões graves após queimada

Assis - A Associação Protetora de Animais Silvestres em Assis recebeu o primeiro caso oficial de animal silvestre – uma anta – vítima de queimada e com lesões graves.

É fêmea adulta que recebeu resgate na noite de sexta-feira (21), em Teodoro Sampaio, região do Pontal do Paranapanema.

Brigadistas do Parque Estadual Morro do Diabo recolheram o animal com apoio da Polícia Militar Ambiental. A anta tinha lesões graves e estava dentro de um açude em meio a um canavial.

O DER (Departamento de Estradas de Rodagem) disponibilizou caminhão e motorista, garantindo a chegada segura do animal à Apass.

Assis recebe animal com lesões graves após queimada no Oeste Paulista
Assis recebe animal com lesões graves após queimada e, inclusive, sem chance de reintegração

Segundo a associação, a anta apresenta queimaduras de 1º, 2º e 3º graus em cerca de 70% do corpo, perda total da visão, bem como e comprometimento de uma orelha. Apesar da gravidade, alimenta-se e bebe água voluntariamente.

Apesar de todo o atendimento e medidas de conforto e qualidade de vida, a equipe já identificou que não será possível devolvê-lo à natureza.

“É uma paciente que exigirá cuidados prolongados, com protocolos para analgesia, antibióticos e anti-inflamatórios e manejo das lesões. O apoio que recebemos de parceiros foi fundamental para esse resgate”, explica Natália Tomaz Inácio de Godoy, diretora executiva da Apass.