
Pompéia e São Paulo - A Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil do Estado faz em Pompéia o 14º Treinamento Preparatório para a fase amarela da Operação São Paulo Sem Fogo com representantes de 51 cidades da região e ação contra queimadas.
O objetivo do encontro é capacitar os municípios e as agências prevenção e resposta a incêndios em áreas de cobertura vegetal.
Além disso, o trabalho permite formar brigadas municipais e preparar os integrantes do Sistema de Defesa Civil para as emergências típicas da estiagem.
O treinamento inclui palestras e instruções sobre temas como legislação, ações preventivas em áreas públicas e rurais e acionamento de aeronaves.
Discute, ainda, planos de contingência, histórico regional de focos de calor, soltura de balões, impactos da estiagem na saúde e o sistema de comando em emergências.
Parceria com iniciativa privada

Entre os presentes no evento estão coordenadores estaduais da Defesa Civil: Capitão PM Caio Veneziani, Sargento Alessandra e Soldado Hudson.
Também participou o Diretor Municipal da Defesa Civil de Pompeia, Claudemir Soares. Ele destacou a relevância das parcerias entre o poder público e o setor privado, fundamentais para o sucesso das ações>
Na parte prática, o Corpo de Bombeiros ministra um treinamento de campo entre os dias 12 e 16 de maio, simultaneamente em todo o estado. O foco será a prevenção e combate a incêndios em vegetação.
Como novidade para 2025, os municípios que concluírem o treinamento, atendendo aos critérios da CEPDEC/SP, receberão um Kit estiagem para auxiliar nas ações de combate.
Integração cidade e Estado

Durante a abertura do evento, o prefeito de Pompeia, Diogo Ceschim, ressaltou a importância da integração entre os municípios e o Estado:
“Estamos diante de um trabalho conjunto que salva vidas, protege o meio ambiente e garante o bem-estar das nossas comunidades. Prevenir é sempre o melhor caminho, e eventos como este mostram que quando unimos forças, somos muito mais eficazes”, destacou Diogo Ceschim.
O evento reforça o papel estratégico dos municípios no enfrentamento aos incêndios florestais e destaca os investimentos históricos do Governo do Estado.
Só em 2024, foram mais de R$ 18 milhões investidos no combate aéreo, com 1.598 horas de voo e mais de 7 milhões de litros de água sobre focos de incêndio.
Os participantes deste treinamento serão os futuros agentes multiplicadores da Operação São Paulo Sem Fogo em suas comunidades.