Operação São Paulo Sem Fogo

Defesa Civil do Estado faz treinamento em Pompéia contra queimadas

Pompeia recebe treinamento regional da Operação São Paulo Sem Fogo

Defesa Civil do Estado faz treinamento em Pompéia contra queimadas
Defesa Civil do Estado faz treinamento em Pompéia contra queimadas

Pompéia e São Paulo - A Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil do Estado faz em Pompéia o 14º Treinamento Preparatório para a fase amarela da Operação São Paulo Sem Fogo com representantes de 51 cidades da região e ação contra queimadas.

O objetivo do encontro é capacitar os municípios e as agências prevenção e resposta a incêndios em áreas de cobertura vegetal.

Além disso, o trabalho permite formar brigadas municipais e preparar os integrantes do Sistema de Defesa Civil para as emergências típicas da estiagem.

O treinamento inclui palestras e instruções sobre temas como legislação, ações preventivas em áreas públicas e rurais e acionamento de aeronaves.

Discute, ainda, planos de contingência, histórico regional de focos de calor, soltura de balões, impactos da estiagem na saúde e o sistema de comando em emergências.

Parceria com iniciativa privada

Defesa Civil do Estado faz treinamento em Pompéia contra queimadas

Entre os presentes no evento estão coordenadores estaduais da Defesa Civil: Capitão PM Caio Veneziani, Sargento Alessandra e Soldado Hudson.

Também participou o Diretor Municipal da Defesa Civil de Pompeia, Claudemir Soares. Ele destacou a relevância das parcerias entre o poder público e o setor privado, fundamentais para o sucesso das ações>

Na parte prática, o Corpo de Bombeiros ministra um treinamento de campo entre os dias 12 e 16 de maio, simultaneamente em todo o estado. O foco será a prevenção e combate a incêndios em vegetação.

Como novidade para 2025, os municípios que concluírem o treinamento, atendendo aos critérios da CEPDEC/SP, receberão um Kit estiagem para auxiliar nas ações de combate.

Integração cidade e Estado

Defesa Civil do Estado faz treinamento em Pompéia contra queimadas

Durante a abertura do evento, o prefeito de Pompeia, Diogo Ceschim, ressaltou a importância da integração entre os municípios e o Estado:

“Estamos diante de um trabalho conjunto que salva vidas, protege o meio ambiente e garante o bem-estar das nossas comunidades. Prevenir é sempre o melhor caminho, e eventos como este mostram que quando unimos forças, somos muito mais eficazes”, destacou Diogo Ceschim.

O evento reforça o papel estratégico dos municípios no enfrentamento aos incêndios florestais e destaca os investimentos históricos do Governo do Estado.

Só em 2024, foram mais de R$ 18 milhões investidos no combate aéreo, com 1.598 horas de voo e mais de 7 milhões de litros de água sobre focos de incêndio.

Os participantes deste treinamento serão os futuros agentes multiplicadores da Operação São Paulo Sem Fogo em suas comunidades.