Saúde pública

Demissão de médica vira polêmica com protesto em Lupércio

Abaixo-assinado com dezenas de nomes e até presença na Câmara cobram retorno de profissional que tem graduação pela Famema

Demissão de médica vira polêmica com protesto em Lupércio
Centro de saúde em Lupércio: demissão e crise

Marília - A demissão da médica G.N., do Centro de Saúde em Lupércio (30km de Marília) vira polêmica e protesto com abaixo-assinado

A médica, que tem graduação pela Famema (Faculdade de Medicina de Marília), recebeu destaque em postagens oficiais neste ano. Assim, o caso surpreendeu.

A reação dos moradores começou com coleta de nomes em apoio, chegou à Câmara da cidade e, além disso, a uma petição online.

O documento expressa “total descontentamento” com a demissão e lembra a médica como profissional com ‘atendimento exemplar’.

Lista situações como profissionalismo, bem como Empatia e respeito com todos os pacientes.

“Diante disso, e considerando o impacto negativo que sua saída causa na vida dos munícipes, solicitamos a reavaliação da decisão”, diz o documento.

A petição online tem 131 assinaturas, mas moradores já entregaram documento com preenchimento manual e muito mais nomes. Há, inclusive, uma petição circulando com pelo menos cem assinaturas em três páginas.

A cidade, que tem pouco mais de 4.000 habitantes, segundo projeção do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) terceiriza serviços de saúde.

A petição não cita motivos para afastamento, mas uma moradora ouvida pelo Giro Marília indiciou uma queixa de uma paciente.

Não há informações sobre eventual avaliação administrativa para a demissão e, caso não haja solução, pode haver protesto nas ruas.

A apresentação do abaixo assinado, bem como de mensagens de apoio, promete levar a polêmica sobre a médica para a sessão da Câmara de Lupércio no dia 19.