Esporte e Inclusão Social

Taekwondo de Vera Cruz conquista medalhas nos Jogos Regionais

Equipe de Taekwondo de Vera Cruz brilha nos Jogos Regionais com medalhas, atletas classificados e destaque social do projeto “Esporte ao alcance de todos”.

Taekwondo de Vera Cruz conquista medalhas nos Jogos Regionais
Taekwondo de Vera Cruz conquista medalhas nos Jogos Regionais

Vera Cruz - A equipe de Taekwondo de Vera Cruz brilhou nos Jogos Regionais em Ourinhos, com título e medalhas importantes para o município.

O time masculino foi vice-campeão, enquanto a equipe feminina garantiu o bronze. Além disso, o time obteve 2 ouros, 6 pratas e 3 bronzes. Assim, garantiu resultados expressivos tanto nas lutas (Kyorugui) quanto nas apresentações técnicas (Poomsae).

Michael Douglas venceu sua categoria e Jorge Pinheiro, professor do projeto e atleta com títulos nacionais, vão para os Jogos Abertos. Já a atleta Raíssa Gama levou a medalha de prata com excelente desempenho.

Atualmente, o projeto conta com 50 alunos e, entre eles, 15 atletas representaram Vera Cruz nos Jogos Regionais realizados no mês de julho.

Raissa Gama atleta feminina e Jorge Pinheiro, campeão e professor do projeto social

O projeto “Esporte ao Alcance de Todos” foi criado em 2002 e utiliza o Taekwondo como ferramenta de inclusão e emancipação social da comunidade veracruzense.

Surgiu no Programa Saúde da Família (PSF) e atende crianças, adolescentes e adultos, estendendo ações sociais também aos familiares dos praticantes.

Portanto, além da formação de atletas, o projeto promove cidadania, respeito, disciplina, interação e qualidade de vida por meio do esporte.

Além disso, a equipe recebeu o apoio da Prefeitura de Vera Cruz e patrocínio do Grupo Metalfec e outras empresas, fundamentais para sua atuação no campeonato.

Ao longo dos anos, o projeto acumulou títulos expressivos, como campeonatos estaduais, nacionais e até mundiais, além de representar São Paulo em desafios interestaduais.

No entanto, a equipe ainda enfrenta dificuldades financeiras. A participação em campeonatos oficiais exige registros e taxas elevados, impossibilitando o acesso completo dos alunos às competições.

Para manter o projeto ativo, a equipe investe em campanhas, busca parcerias e arrecada fundos, inclusive para aquisição de equipamentos específicos de prática esportiva.